congresso-musmat-cartaz-e-banner-v01

A primeira edição do Congresso Nacional de Música e Matemática foi realizada pelo Grupo MusMat nos dias 19 a 21 de dezembro de 2016. Pesquisadores de todo o país se reuniram para compartilhar e discutir os rumos de suas pesquisas. O encontro foi marcado por um grande entusiasmo e pelo alto nível das comunicações.

A chamada de artigos terá seu lançamento no início de 2017, visando a publicação dos Anais do evento até o final do primeiro semestre.

The first edition of the National Congress of Music and Mathematics was held by the MusMat Group from December 19 to 21, 2016. Researchers from all over the country met to share and discuss the directions of their research. The meeting was marked by great enthusiasm and high level of presentations.

The call for articles will be launched in early 2017, aiming to publish the Annals of the event until the end of the first semester.

I Congresso Nacional de Música e Matemática

Formalização de Processos Composicionais e Analíticos em Música

Rio de Janeiro, 23 a 25 de novembro de 2016

Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370

Realização PPGM-UFRJ e Grupo MusMat
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Programação Geral

Quarta-feira (23/11)
10:00 Credenciamento
12:00 Intervalo
14:00 Abertura do Congresso
15:00 Intervalo
15:30 Palestra: Rodolfo Coelho de Souza (USP) Conceitos matemáticos utilizados na composição de A Máquina de Pascal em Pernaguá
17:00 Debate
18:00 Intervalo
18:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Grupo CRON e Quarteto Atlântico

 

Quinta-feira (24/11)
9:00 Mesa Redonda 1 — Música e matemática: contextosAlexandre Reche (UFRN) On the relation of quality and quantity in the context of musical composition

Carlos Mathias (UFF) Educação matemática de deficientes visuais: uma proposta por meio de sons, ritmos e atividades psicomotoras

Liduino Pitombeira (UFRJ), moderador

11:00 Intervalo
13:00 Sessão 1 (comunicações)
16:00 Debate
17:00 Intervalo
17:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Abstrai Ensemble e Coral Sacra Vox

 

Sexta-feira (25/11)
10:00 Mesa Redonda 2 — Música e matemática: conceitosMarcos Sampaio (UFBA) Contour algorithms review

Carole Gubernikoff  (UNIRIO) Algumas considerações sobre as relações entre música e matemática

Carlos Almada (UFRJ), moderador

12:00 Intervalo
14:00 Sessão 2 (comunicações)
17:00 Debate
18:00 Intervalo
18:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual – Camerata Dedilhada e Quinteto Carioca

Comunicações

Sessão 1 – Quinta-feira, 24/11—Sala 2102
14:00 O uso de descritores acústicos como ferramenta na análise, criação e performance musicalGabriel Rimoldi (UNICAMP)

Ivan E. Y. Simurra (USP/UNICAMP)

Adriano Claro Monteiro (UNICAMP)

14:30 Harmonização musical automática: tendências em inteligência computacionalNicolás Andrés Espinoza Santibáñez (UFRJ)

Luiz Wagner Pereira Biscainho (UFRJ)

15:00 A racionalidade matemática na música de Villa-LobosGean Pierre (UFES)

Oscar Abdounur (USP)

15:30 Da não repetição de tricordes em séries dodecafônicas: construção, propriedades e aplicaçõesMarcelo Birck (UFSM)

João Lazzarin (UFSM)

16:00 O Teorema de não Redundância IntervalarSilvio Moreira Barbosa Jr. (USP)
16:30 As funções da simetria nos grafos de tétrades da teoria NeoriemannianaCiro Visconti (USP)

Paulo de Tarso Salles (USP)

Sessão 2 – Sexta-feira, 25/11—Sala 2114
13:00 Planejamento composicional do segundo movimento de Patrono Quieto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio Nº 4 de Camargo GuarnieriLiduino Pitombeira (UFRJ)
13:30 Modelos composicionais baseados em linguagem verbalFábio Adour (UFRJ)
14:00 Complexos particionaisPauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Bernardo Ramos (UFRJ)

14:30 Análise de Germinata III, para flauta, fagote e pianoCarlos Almada (UFRJ)
15:00 Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na PrimaveraDaniel Moreira (UFRJ)
15:30 Considerações sobre a composição do Trio para flauta, fagote e pianoAlexandre Schubert (UFRJ)

Deixe uma resposta