Pesquisa

Pesquisa

Prof. Dr. Carlos Almada

Projeto 1: Abordagens Sistemáticas de Estudos Estruturais em Música Popular (2017- data presente)

Descrição: Propõe estudar a música popular em seus diversos gêneros e estilos de maneira sistemática, focando em aspectos estruturais, buscando dialogar com teorias em estado-da-arte em vários possíveis campos (harmonia, relações tonais, voice leading, forma, contraponto, orquestração, ritmo, etc.).

Iniciação Científica 

  • Max Kühn, Claudia Usai, Igor Chagas, Eduardo Cabral, Vinicius Braga, Ana Miccolis e João PenchelLinguagem harmônica de Tom Jobim (concluído, 2019)
  • Eduardo CabralLinguagem harmônica de Ivan Lins (concluído, 2020)
  • Eduardo CabralLinguagem harmônica de Edu Lobo (em andamento)
  • Vinícius BragaLinguagem harmônica de Chico Buarque (em andamento)

Mestrado

  • Max KühnAntônio Carlos Jobim: Harmonia e Estilo através da Voice-leading Theory (em andamento)
  • Claudia UsaiOs processos composicionais de Remo Usai (em andamento)
  • Rodrigo FurmanEstruturas visíveis e invisíveis em Dream Theater: Metropolis Part II (em andamento)
  • Igor ChagasOrigem e ramificações do heavy metal sob o olhar da análise particional (em andamento)

Doutorado

  • Pedro ZiselsSamba Carioca: estruturas musicais das melodias (em andamento)

Projeto 2: Variação Musical como transformação: uma abordagem formal  (2011-data presente)

Descrição: Terceira atualização de pesquisa iniciada em 2011. Visa a estudar a variação musical de maneira sistemática e formalizada, perspectivas teórica, analítica e composicional. Toma como principal referencial teórico os princípios da Grundgestalt e variação progressiva, bem como vasta literatura relacionada ao tema. Dialoga com campos da matemática e da biologia evolutiva. Envolve produção de formulações teóricas e metodológicas originais. Produção bibliográfica, artística e computacional (softwares de auxílio analítico e composicional).

Mestrado

  • Pedro Zisels Ramos – Formalização de um contracanto pixinguiniano arquetípico: aplicação composicional (concluído, 2017)
  • Desirée MayrOs processos criativos de Leopoldo Miguéz no primeiro movimento da Sonata para violino e piano Op.14 (Concluído, 2015)
  • Jorge SantosA textura musical na obra de Pierre Boulez (concluído, 2014)
  • Fábio Monteiro – A imagem, a textura e o timbre no Prélude à L’après-midi d’un Faune, sob a ótica do poema homônimo de Stéphane Mallarmé (Concluído, 2014)

Doutorado

  • Ariane PetriO processo de variação e suas correspondências na intertextualidade (em andamento)
  • Desirée MayrThe Identification of Developing Variation in Johannes Brahms Op. 78 and Leopoldo
    Miguéz Op. 14 Violin Sonatas through Derivative Analysis (concluído, 2018)

Pós-Doutorado

  • Edgardo RodriguezA música atonal e dodecafônica de A. Schoenberg e A. Webern (concluído, 2018)

 

Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes

Projeto 1: Superfície e estrutura em aplicações da Análise Particional (2018)

Doutorado

  • Daniel Moreira de Sousa Textural Design: a compositional theory for the organization of musical texture (2019)

Mestrado

  • Filipe de Matos Rocha Estruturas musicais e hibridação no Jongo da Serrinha. Filipe de Matos Rocha (2018)

 

Projeto 2: Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional (2015)

Mestrado

Projeto 3: Análise Particional: uma mediação entre composição e a teoria das partições (2011)

Mestrado

 

Liduino Pitombeira

Projeto 1: Desenvolvimento de sistemas composicionais. (2019-2022)

Propomos, neste projeto de pesquisa, uma expansão dos projetos anteriores desenvolvidos no PPGM/UFRJ, focalizados exclusivamente na modelagem sistêmica. A expansão se dá pela inclusão do estudo e desenvolvimento de sistemas composicionais originais, isto é, sistemas não modelados. Este projeto, de certa forma, retoma e busca aprimorar atividades desenvolvidas anteriormente (2009—2014), as quais resultaram em uma considerável produção bibliográfica e composicional. O desenvolvimento deste projeto incentivará a interlocução com diversos campos de estudos associados à composição, à teoria e análise, e à musicologia, bem como a outros campos do saber que historicamente têm dialogado e contribuído com a pesquisa em música, tais como filosofia, informática e matemática.

Mestrado

  • Pedro Proença – Formalização Computacional de Sistemas Composicionais a Partir de Ferramentas Analíticas. (em andamento)

Doutorado

  • Roberto Macedo Modelagem Estilística. (em andament0)
  • Ana MiccolisSistemas Híbridos: Modelos Sistêmicos Jobinianos Aplicados a Processos Composicionais Xenakianos. (em andamento)
  • Filipe Matos RochaPlanejamento composicional a partir de sistemas rítmicos. (em andamento)

Pós-Doutorado

  • Marco Antônio Ramos Feitosa – Aprofundamentos em Teoria Pós-Tonal: Recursos didáticos, analíticos e composicionais. (em andamento)

Projeto 2: Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri. (2015-2018)

Propomos, neste projeto de pesquisa, uma metodologia para a geração e interconexão de repositórios composicionais a partir da análise de intertextos. Essa metodologia, denominada Modelagem Sistêmica, nos permite determinar sistemas composicionais hipotéticos aos quais se associam estruturas arquetípicas fundamentadas no princípio da generalização de propriedades paramétricas. Utilizaremos como objeto de estudo, nesse experimento analítico-composicional, as dez obras para piano do primeiro caderno de Ponteios, de Camargo Guarnieri, com o intuito de, a partir da modelagem dessas obras, planejar dez obras originais para diversas formações instrumentais.

Mestrado

Doutorado

Projeto 3: Modelagem sistêmica a partir de gestos harmônico-melódicos de pequenas peças brasileiras. (2015-2018)

Propomos, neste projeto de pesquisa, uma metodologia para a geração e interconexão de repositórios composicionais a partir da análise de intertextos. Essa metodologia, denominada Modelagem Sistêmica, nos permite determinar sistemas composicionais hipotéticos aos quais se associam estruturas arquetípicas fundamentadas no princípio da generalização de propriedades paramétricas. Utilizaremos como objetos de estudo, nesse experimento analítico-composicional, obras selecionadas de diversos períodos históricos, incluindo fortemente o repertório brasileiro, com o intuito de, a partir da modelagem dessas obras, planejar uma série de novas obras para formações instrumentais distintas das originais.

Trabalho de Conclusão de Curso

  • Claudia UsaiModelagem Sistêmica: Aplicações na Composição de Sonatina para Piano e Violino e do Primeiro Movimento De (Des)Pedaços. (concluído, 2018)
  • Max KühnModelagem Sistêmica: Aplicações na Composição de Quarteto de Cordas. (concluído, 2018)

Prof. Dr. Hugo Tremonte de Carvalho

Projeto: Métodos Bayesianos Computacionalmente Eficientes em Processamento de Áudio

Descrição: O projeto tem como objetivo abordar problemas de processamento de áudio, principalmente tarefas de restauração de áudio e recuperação de informações musicais, por uma ótica estatística, com o adicional de tratar os modelos (ou já correntes na literatura ou propostos no projeto, se necessário) com uma visão computacionalmente eficiente, preferindo técnicas como Inferência Variacional no lugar do mais usual MCMC, ao considerar modelos Bayesianos.

Iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso

  • Nathalie Fernanda Toffani Magliano Di Domenico Fraçatho DeziderioO Uso de Inferência Variacional para Reconhecimento de Emoções em Música (em andamento)
  • Mariane Batista dos SantosAplicações de Inferência Variacional em Restauração de Áudio (em andamento)
  • Natanael Luciano de MatosAbordagens Bayesianas para Separação Cega de Fontes (em andamento)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial