Artigos MusMat na ANPPOM
O grupo MusMat apresenta artigos nas áreas de Composição, Teoria e Análise Musical e Musicologia e Estética Musical no XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM, que ocorre de 25 a 29 de agosto em São Paulo, sob a organização do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os trabalhos, em número de 12, são todos ligados a pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Confira abaixo a lista completa.
Para uma panorâmica de toda a programação de comunicações, assim como mais informações sobre o congresso, consulte o link http://anppom2014unesp.com/paineis-comunicacoes-posteres.php
MusMat Articles in ANPPOM
The MusMat group presents articles in the areas of Composition, Music Theory and Analysis and Musicology and Musical Aesthetics in the XXIV Congress of the National Association for Research and Graduate Studies in Music – ANPPOM, which occurs 25-29 August in São Paulo, under the organization of the Graduate Program in Music of the Art Institute of Universidade Estadual Paulista (UNESP). The presentations of the group, numbering 12, are all linked to the research carried out in the Graduate Program in Music of UFRJ. Check out the full list below.
For an overview of all programming communications as well as more information about the conference, see the link
http://anppom2014unesp.com/paineis-comunicacoes-posteres.php
26/08 (Terça feira)
Composição
(14h45) – Correlações entre frequência de ocorrência e idiomatismo na criação de aplicativos computacionais para composição de choros pixinguinianos (Carlos de Lemos Almada)
(15h10) – Modelização de um choro pixinguiniano para composição algorítmica (Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos, Alexandre Tavares Avellar, Carlos de Lemos Almada)
(15h35) – Utilização de contorno fotográfico no planejamento composicional de Açude velho para quinteto de metais (Halley Chaves da Silva, Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira).
(16h00) – Textura melódica e implementação computacional do Particionamento Linear (Pauxy Gentil-Nunes)
(16h25) – Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural (Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes)
(17h15) – Movimento de derivação gestual textural a partir de dados da análise particional (André Codeço)
Teoria e Análise Musical
(16h00) – A textura musical na obra de Pierre Boulez (Jorge Luiz de Lima Santos )
(16h25) – A relação entre imagem e textura no Prélude à l’Après midi-d’un faune a partir do texto do poema homônimo de Stéphane Mallarmé (Fábio Monteiro de Souza)
27/08 (Quarta-feira)
Composição
(15h35) – Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais (André Codeço, Pauxy Gentil-Nunes)
(16h00) – Planejamento composicional a partir de ferramentas intertextuais (Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Flávio Fernandes de Lima)
28/08 (Quinta-feira)
Composição
(15h35) – Utilização do sistema trimodal no planejamento composicional do primeiro movimento de Sete bagatelas para quinteto de metais (Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da Cruz, Aynara Dilma Vieira da Silva, Liduino José Pitombeira de Oliviera)
Musicologia e Estética Musical
(16h50) – Prométhée, o terceiro poema sinfônico de Leopoldo Miguéz (Desirée Johanna Mayr)