2017

 

 

 

  • Kühn, Max, Usai, Claudia, Chagas, Igor, Penchel, João & Almada, Carlos. Sgt. Pepper: Uma abordagem neorriemaniana. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Campinas – 2017.

 

 

  • Gentil-Nunes, Pauxy. Teorias analíticas sobre a textura musical no Brasil. In: Nogueira, Ilza e Sauerbronn, Guilherme (Eds.). Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática. Série Congressos da TeMA, vol. II, p. 139-152. Salvador: UFBA, 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2016

 

 

 

 

 

 

 

  •  Santos, Jorge Luiz de Lima. Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros. Partitura e Memorial. In: Revista Vórtex, Curitiba, v.4, n.1, 2016, p.1-53

 

 

2015

  • Almada, Carlos. Evolution in musical contexts: the software DARWIN. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

 

 

  • Barbosa, Hildegard, Santos, Raphael e Pitombeira, Liduino. Lewin: uma calculadora analítica e composicional. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Codeço, André. Movimento de derivação gestual textural no I movimento de Codex Troano. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Fortes, Rafael. Particionamento de unidades poiéticas. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Fortes, Rafael. Problematizações da metáfora organicista em música e apresentação de um modelo rizomático. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Lima, Marcel e Pitombeira, Liduino. Composition of two works for woodwind quintet based on the systemic modelling of Guarnieri’s Ponteio No. 25.  In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Mayr, Desirée. Considerations on developing variation in brazilian romantic music: the first movement of Leopoldo Miguéz´s Violin Sonata Op. 14. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy. Ornamental functions in textural domain from the proposal for a textural contour. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Moreira, Daniel, Gentil-Nunes, Pauxy e Almada, Carlos. Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

  • Pinto, Bernardo. Investigações sobre a textura no violão brasileiro contemporâneo. Resumo. I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. Anais…Porto Alegre: UFRGS, 2015

 

  • Rocha, Filipe. Projeto Jongo em Concerto: dualidade rítmica e notação. In Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: UFES, 2015

 

2014

 

 

 

 

  • Fortes, R. Trama de Sonoridades: proposta de aplicação do conceito de “unidade sonora composta” à análise particional. In: Sampaio (org.). Anais do I Congresso da TEMA. Salvador: UFBA

 

 

 

  • Mayr, Desirée. & Almada, Carlos. Uma Aplicação da Análise Derivativa na Música Romântica Brasileira: o primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano Op.14, de Leopoldo Miguéz. In: Sampaio (org.). Anais do I Congresso da TEMA. Salvador: UFBA

 

 

  • Moreira, Daniel. Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais. In: Sampaio (org.). Anais do I Congresso da TEMA. Salvador: UFBA

 

 

 

 

 

 

 

2013

 

  • Almada, Carlos. Ferramentas computacionais para análise de operações neo-riemannianas. In: Ray, Sonia. Caderno de resumos do 38º Festival Internacional de Música “Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça”. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1, p. 39-41.

 

  • Almada, Carlos. The hierarchical and combinatorial nature of the rhythmic structure of brazilian Choro. In: Principles of Music Composing: The Phenomenon of Rhythm. Vilnius: Lithuanian Composer’s Union, 2013

 

  • Gentil-Nunes, Pauxy. Projeto Jongo em Concerto: inventário de uma experiência de sincretismo cultural. In: Volpe, Maria Alice (ed.). Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder – série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 3. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2013. ISBN 978-85-65537-04-9

 

  • Gentil-Nunes, Pauxy. PartLin: aplicação da Análise Particional à textura melódica. In: Ray, Sonia. Caderno de resumos do 38º Festival Internacional de Música “Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça”. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1, p. 49-52.

 

  • Gentil-Nunes, Pauxy. Partitional Analysis and Rhythmic Partitioning: mediations between rhythm and texture. In: Principles of Music Composing: The Phenomenon of Rhythm. Vilnius: Lithuanian Composer’s Union, 2012.

 

  • Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy. Contornos musicais e os operadores particionais: aplicações computacionais. In: Ray, Sonia. Caderno de resumos do 38º Festival Internacional de Música “Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça”. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1, p. 35-38.

 

  • Santos, Jorge. Processos composicionais em Pierre Boulez. In: Ray, Sonia. Caderno de resumos do 38º Festival Internacional de Música “Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça”. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1, p. 59-61.

 

  • Gentil-Nunes, Pauxy. Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître — avant “l’artisanat furieux”, de Pierre Boulez. [Rhythmic partitioning and harmonic domains in Pierre Boulez’s  “Le Marteau sans Maître — avant ‘l’artisanat furieux'”]. In Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal: UFRN, 2013.

 

  • Almada, Carlos. GENEMUS: ferramenta computacional para composição com Grundgestalt e variação progressiva.  [GENEMUS: computational tool for composition with Grundgestalt and development variation]. In Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal: UFRN, 2013.

 

  • Moreira, D., Gentil-Nunes, P. & Almada, C. Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa. [Musical contours: applications in indexogram and in the derivative curve]. In Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal: UFRN, 2013.

 

  • Neto, Azael & Almada, Carlos. Uma aplicação do Sistema-Gr de composição musical. [An application of GR system of musical composition].  In Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal: UFRN, 2013.

 

[Em construção / Under construction]

Deixe uma resposta