[Lançamento] MusMat Journal Volume V No. 1
O Grupo de Pesquisa MusMat tem o prazer de anunciar o lançamento do primeiro número do quinto volume da Revista Brasileira de Música e Matemática (MusMat Journal). Esta edição é composta por sete artigos empolgantes, que apresentam os resultados de pesquisas originais e inovadoras na área. O número abre com um trabalho de Robert Peck, no qual ele aplica o Teorema da Enumeração de Grupos de Potência para estender a teoria de conjuntos de classes de beats (beat classes), considerando também ritmos com mais de uma voz. A seguir, Gideon Effiong mostra como os quasi-grupos podem ser usados como uma estrutura unificadora para descrever objetos e eventos musicais, como inversões de acordes, gráficos de composição de n tons e movimentos melódicos. Ciro Visconti discute como a Teoria dos Grafos pode ser usada para descrever todas as classes de tricordes e tetracordes na Teoria Neorriemanniana, expandindo além das tríades e acordes de sétima. Francisco Aragão apresenta uma aplicação da Semântica de Kripke para identificar se uma sequência de acordes constitui ou não uma progressão tonal, que pode ser utilizada para criar um software para beneficiar alunos que não têm fácil acesso a um professor de harmonia. Em seguida, Juan Sebastián Arias-Valero e Emilio Lluis-Puebla desenvolvem profundas relações e reflexões filosóficas entre a Teoria dos Gestos e a Teoria das Categorias. Silvio Ferraz, por sua vez, descreve uma série de patches no ambiente Max/MSP criado para auxiliar a análise e composição musical, e exemplifica com a composição de uma peça baseada no Op. 119 de Brahms. A edição se encerra com Daniel Moreira, apresentando o conceito de entropia composicional, que trata da quantificação da liberdade de um compositor ao lidar com as escolhas composicionais, demonstrando a aplicação de tal conceito na textura musical.