MusMat Research Group lança o Vol. IV, No. 2 da Revista MusMat!
Temos a satisfação de anunciar o lançamento do segundo número do quarto volume da MusMat – Revista Brasileira de Música e Matemática. Seis artigos originais integram este número. Marco Feitosa apresenta o conceito de Harmonia Particional, um campo de pesquisa original que relaciona a Teoria das Partições de Inteiros a diversos campos da Teoria Pós-Tonal. Robert Morris fornece uma análise aprofundada da Last Piece de Morton Feldman para solo de piano, trazendo à luz informações que podem ajudar os pianistas a executar o efeito de cancelamento solicitado pelo compositor. Gabriel Pareyon combina a filosofia de Matthai com a Teoria das Categorias, usando o lema de Yoneda, sugerindo que esta última pode apoiar uma filosofia robusta da música no âmbito da Teoria das Categorias. Robert Peck investiga a operação de inversão, em termos de ciclos, e sua aplicação a um contexto dramatúrgico, por meio do exame do conceito Aristotélico de peripeteia, conforme observável na ópera Punch and Judy de Birtwistle. Paulo de Tarso Salles explora a Teoria de Genera de Forte (bem como outras propostas que lidam com semelhanças entre conjuntos de classes de notas) e demonstra a aplicação dessa teoria em alguns trabalhos de Villa-Lobos. Pauxy Gentil-Nunes discute os Complexos Particionais e sua aplicação na prática musical examinando três situações: planejamento textural no contexto de processos composicionais, observação da relação entre configurações texturais e acoplamento do corpo (Particionamento Performativo) e Particionamento Espacial.
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