Pesquisa
Prof. Dr. Carlos Almada
Projeto 1: Abordagens Sistemáticas de Estudos Estruturais em Música Popular (2017- data presente)
Descrição: Propõe estudar a música popular em seus diversos gêneros e estilos de maneira sistemática, focando em aspectos estruturais, buscando dialogar com teorias em estado-da-arte em vários possíveis campos (harmonia, relações tonais, voice leading, forma, contraponto, orquestração, ritmo, etc.).
Iniciação Científica
- Max Kühn, Claudia Usai, Igor Chagas, Eduardo Cabral, Vinicius Braga, Ana Miccolis e João Penchel – Linguagem harmônica de Tom Jobim (concluído, 2019)
- Eduardo Cabral – Linguagem harmônica de Ivan Lins (concluído, 2020)
- Eduardo Cabral – Linguagem harmônica de Edu Lobo (em andamento)
- Vinícius Braga – Linguagem harmônica de Chico Buarque (em andamento)
Mestrado
- Max Kühn – Antônio Carlos Jobim: Harmonia e Estilo através da Voice-leading Theory (em andamento)
- Claudia Usai – Os processos composicionais de Remo Usai (em andamento)
- Rodrigo Furman – Estruturas visíveis e invisíveis em Dream Theater: Metropolis Part II (em andamento)
- Igor Chagas – Origem e ramificações do heavy metal sob o olhar da análise particional (em andamento)
Doutorado
- Pedro Zisels – Samba Carioca: estruturas musicais das melodias (em andamento)
Projeto 2: Variação Musical como transformação: uma abordagem formal (2011-data presente)
Descrição: Terceira atualização de pesquisa iniciada em 2011. Visa a estudar a variação musical de maneira sistemática e formalizada, perspectivas teórica, analítica e composicional. Toma como principal referencial teórico os princípios da Grundgestalt e variação progressiva, bem como vasta literatura relacionada ao tema. Dialoga com campos da matemática e da biologia evolutiva. Envolve produção de formulações teóricas e metodológicas originais. Produção bibliográfica, artística e computacional (softwares de auxílio analítico e composicional).
Mestrado
- Pedro Zisels Ramos – Formalização de um contracanto pixinguiniano arquetípico: aplicação composicional (concluído, 2017)
- Desirée Mayr – Os processos criativos de Leopoldo Miguéz no primeiro movimento da Sonata para violino e piano Op.14 (Concluído, 2015)
- Jorge Santos – A textura musical na obra de Pierre Boulez (concluído, 2014)
- Fábio Monteiro – A imagem, a textura e o timbre no Prélude à L’après-midi d’un Faune, sob a ótica do poema homônimo de Stéphane Mallarmé (Concluído, 2014)
Doutorado
- Ariane Petri – O processo de variação e suas correspondências na intertextualidade (em andamento)
- Desirée Mayr – The Identification of Developing Variation in Johannes Brahms Op. 78 and Leopoldo
Miguéz Op. 14 Violin Sonatas through Derivative Analysis (concluído, 2018)
Pós-Doutorado
- Edgardo Rodriguez – A música atonal e dodecafônica de A. Schoenberg e A. Webern (concluído, 2018)
Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes
Projeto 1: Superfície e estrutura em aplicações da Análise Particional (2018)
Doutorado
- Daniel Moreira de Sousa – Textural Design: a compositional theory for the organization of musical texture (2019)
Mestrado
- Filipe de Matos Rocha – Estruturas musicais e hibridação no Jongo da Serrinha. Filipe de Matos Rocha (2018)
Projeto 2: Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional (2015)
Mestrado
- Bernardo Ramos Pinto – Análise de Textura Violonística: teoria e aplicação. (2017)
- Rafael Moreira Fortes – Modelagem e particionamento de Unidades Musicais Sistêmicas. (2016)
Projeto 3: Análise Particional: uma mediação entre composição e a teoria das partições (2011)
Mestrado
- Daniel Moreira de Sousa – Perspectivas para a análise textural a partir da mediação entre a Teoria dos Contornos e a Análise Particional. (2015)
- André Codeço dos Santos – Gesto textural e planejamento composicional. (2014)
Liduino Pitombeira
Projeto 1: Desenvolvimento de sistemas composicionais. (2019-2022)
Propomos, neste projeto de pesquisa, uma expansão dos projetos anteriores desenvolvidos no PPGM/UFRJ, focalizados exclusivamente na modelagem sistêmica. A expansão se dá pela inclusão do estudo e desenvolvimento de sistemas composicionais originais, isto é, sistemas não modelados. Este projeto, de certa forma, retoma e busca aprimorar atividades desenvolvidas anteriormente (2009—2014), as quais resultaram em uma considerável produção bibliográfica e composicional. O desenvolvimento deste projeto incentivará a interlocução com diversos campos de estudos associados à composição, à teoria e análise, e à musicologia, bem como a outros campos do saber que historicamente têm dialogado e contribuído com a pesquisa em música, tais como filosofia, informática e matemática.
Mestrado
- Pedro Proença – Formalização Computacional de Sistemas Composicionais a Partir de Ferramentas Analíticas. (em andamento)
Doutorado
- Roberto Macedo – Modelagem Estilística. (em andament0)
- Ana Miccolis – Sistemas Híbridos: Modelos Sistêmicos Jobinianos Aplicados a Processos Composicionais Xenakianos. (em andamento)
- Filipe Matos Rocha – Planejamento composicional a partir de sistemas rítmicos. (em andamento)
Pós-Doutorado
- Marco Antônio Ramos Feitosa – Aprofundamentos em Teoria Pós-Tonal: Recursos didáticos, analíticos e composicionais. (em andamento)
Projeto 2: Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri. (2015-2018)
Propomos, neste projeto de pesquisa, uma metodologia para a geração e interconexão de repositórios composicionais a partir da análise de intertextos. Essa metodologia, denominada Modelagem Sistêmica, nos permite determinar sistemas composicionais hipotéticos aos quais se associam estruturas arquetípicas fundamentadas no princípio da generalização de propriedades paramétricas. Utilizaremos como objeto de estudo, nesse experimento analítico-composicional, as dez obras para piano do primeiro caderno de Ponteios, de Camargo Guarnieri, com o intuito de, a partir da modelagem dessas obras, planejar dez obras originais para diversas formações instrumentais.
Mestrado
- Marcel Castro-Lima – Composição de Suíte Brasileira a Partir da Modelagem Sistêmica de Cinco Ponteios do Terceiro Caderno de Camargo Guarnieri. (concluído, 2017)
- Gabriel Mesquita – A Acústica da Influência: Uma Recomposição da Intertextualidade na Música. (concluído, 2018)
- Leandro Chrispim – Modelagem Sistêmica das Cartas Celestes de Almeida Prado como metodologia para a geração de repositórios composicionais. (concluído, 2019)
Doutorado
- Helder Oliveira – Modelagem Sistêmica a Partir de Princípios Gestálticos. (concluído, 2020)
- André Codeço – Pensamento Sincrético e Domínio Sonoro. (concluído, 2020)
- Alexandre Ferreira – Jogos Musicais: O Jogo como Estratégia Composicional. (em andamento)
Projeto 3: Modelagem sistêmica a partir de gestos harmônico-melódicos de pequenas peças brasileiras. (2015-2018)
Propomos, neste projeto de pesquisa, uma metodologia para a geração e interconexão de repositórios composicionais a partir da análise de intertextos. Essa metodologia, denominada Modelagem Sistêmica, nos permite determinar sistemas composicionais hipotéticos aos quais se associam estruturas arquetípicas fundamentadas no princípio da generalização de propriedades paramétricas. Utilizaremos como objetos de estudo, nesse experimento analítico-composicional, obras selecionadas de diversos períodos históricos, incluindo fortemente o repertório brasileiro, com o intuito de, a partir da modelagem dessas obras, planejar uma série de novas obras para formações instrumentais distintas das originais.
Trabalho de Conclusão de Curso
- Claudia Usai – Modelagem Sistêmica: Aplicações na Composição de Sonatina para Piano e Violino e do Primeiro Movimento De (Des)Pedaços. (concluído, 2018)
- Max Kühn – Modelagem Sistêmica: Aplicações na Composição de Quarteto de Cordas. (concluído, 2018)
Prof. Dr. Hugo Tremonte de Carvalho
Projeto: Métodos Bayesianos Computacionalmente Eficientes em Processamento de Áudio
Descrição: O projeto tem como objetivo abordar problemas de processamento de áudio, principalmente tarefas de restauração de áudio e recuperação de informações musicais, por uma ótica estatística, com o adicional de tratar os modelos (ou já correntes na literatura ou propostos no projeto, se necessário) com uma visão computacionalmente eficiente, preferindo técnicas como Inferência Variacional no lugar do mais usual MCMC, ao considerar modelos Bayesianos.
Iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso
- Nathalie Fernanda Toffani Magliano Di Domenico Fraçatho Deziderio – O Uso de Inferência Variacional para Reconhecimento de Emoções em Música (em andamento)
- Mariane Batista dos Santos – Aplicações de Inferência Variacional em Restauração de Áudio (em andamento)
- Natanael Luciano de Matos – Abordagens Bayesianas para Separação Cega de Fontes (em andamento)